quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Alerta sobre a diferença entre superação e heroísmo!!!

    Não poderia deixar de compartilhar esse texto da minha amiga Koka Keiber.



Alerta sobre a diferença entre superação e heroísmo!!!
Hoje, por um acaso, vi o depoimento da atriz Ana Beatriz Nogueira que, após nove anos do diagnóstico de esclerose múltipla, resolveu falar publicamente sobre o assunto.
Alguns detalhes me chamaram a atenção: ela não revelou antes por medo de ter a carreira prejudicada e por não saber como seria a evolução da doença.
Doenças como esclerose múltipla e síndromes parkinsonianas têm sintomas múltiplos, são de difícil diagnóstico, evolução diferenciada, formas mais brandas e formas mais agressivas,...
A atriz expôs sua experiência com a intenção de mostrar que é possível ter qualidade de vida após o diagnóstico de uma doença grave e ainda sem cura.
Disse que gostaria de ter conhecido depoimentos como este quando iniciou o tratamento.
Falou sobre a importância da informação, de um tratamento personalizado e da realização de exercícios físicos para tentar conter o avanço da doença.
Ressaltou que superação é importante, mas que a cobrança por atitudes heroicas pode ser cruel.
Como portadora de uma doença grave (no meu caso, assim como no da atriz, em uma versão mais branda e de evolução mais lenta) acho importantíssimo falar abertamente sobre o assunto, passar informação e esperança a outros portadores, porém, me sinto na obrigação de lembrar, que num momento de caça às bruxas como o atual, não podemos comparar casos sob pena de condenar portadores de doenças graves, com evolução rápida e sem condições financeiras de custear tratamento médico de qualidade a trabalhar sem direito à aposentadoria com um discurso de superação.
Para um portador de doença grave o esforço diário de lutar contra a doença já é superação.
Super-heróis devem ficar na ficção.
Texto: Koka Keiber




Imagem: Reprodução/Globo

Veja o video
https://globoplay.globo.com/v/6482512/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLO DE PALESTRA SOBRE A DOENÇA DE PARKINSON

CICLO DE PALESTRAS 2019 - APC & VIBRAR A Associação Parkinson Carioca & Vibrar com Parkinson convida para Ciclo de Palestras, que s...